Tulum é destino descolado no México

Antiga cidade maya se mostra imponente em meio ao mar azul e areia branca no litoral do México
Os nomes são parecidos mas nunca confunda Tulum com Cancun. Enquanto a última dispensa apresentações por ser o destino mais procurado no litoral do México, a primeira começou a despontar agora como novo point na Riviera Maya. Porém, é preciso dizer logo de saída que Tulum é o oposto da vizinha. Em todos os sentidos.
Esqueça a ostentação dos resorts all inclusive, grandes avenidas e shopping centers. Tulum faz mais o estilo hippie-chic com seus hotéis à beira-mar com jeitão de pousada, número menor de acomodações e decoração rústica. Mas isso não significa ausência de mimos e conforto. Pelo contrário.
Os preços de hospedagem em Tulum são, em média, mais altos do que em Cancun e é um público descolado que tem se sentido atraído pelas areias do vilarejo.

Enseada da Praia Paraíso
Como em toda a Riviera Maya, o sol é garantido, o mar é azul, azul, azul, a água é morna e calma, a areia é branca e fina e os coqueiros estão aos montes por toda a orla para proteger do calor quem não quiser por a mão no bolso. Isso mesmo! Para desfrutar da estrutura de bares e restaurantes à beira-mar (cadeiras confortáveis, espreguiçadeiras com toalhas e guarda-sol) só pagando. Os valores variam conforme o nível de conforto. Se for hóspede, geralmente toda ou parte dessa estrutura está incluso na diária.
Nessa parte do litoral é comum a ocorrência de um fenômeno natural chamado "sargaço", que é uma infestação de algas no mar e que acabam todas na areia. Isso pode tornar um mergulho desagradável ou até mesmo proibido. Pesquise antes de viajar.

Sargaço na praia de Tulum; hotéis limpam diariamente as areias
Ah, importante: a maioria dos estabelecimentos como restaurantes e bares não aceita cartão. Muitos têm caixas eletrônicos na frente da loja para os clientes sacarem dinheiro na hora de pagar a conta. Se você quiser evitar taxas cobradas pelos cartões de crédito, leve dinheiro em espécie. No centro de Tulum, há diversos locais para fazer câmbio. Quando estive por lá (fevereiro/2017) o câmbio estava 19 pesos mexicanos por cada US$ 1.
Baladinhas no por-do-sol não faltam nas areias de Tulum. Elas são organizadas por bares de hotéis e cobram ingresso, Um dos bares mais animados na praia é o do hotel Papaya Project.

INVESTIR NUM HOTEL PÉ NA AREIA

Apesar de a cidade ter um centrinho comercial na entrada de Tulum, onde há acomodações simples e mais baratas, o charme do vilarejo está a alguns quilômetros dali rumo ao mar. São pousadas, restaurantes e beach clubs pé na areia espalhados por 10 km de praia.

É um litoral bastante recortado, com encostas cheias de pedras, que não permite caminhar por toda essa faixa de areia. O conceito praia privada está muito presente em Tulum. O acesso pela areia a alguns hotéis é impossível e, portanto, se quiser pegar uma praia em determinados trechos terá que entrar pelo hotel e se submeter a algumas condições: consumação minima no bar/restaurante ou uma taxa pelo day-use.

Por isso, é importante escolher bem onde se hospedar. Há dois trechos bem definidos na praia. O mais movimentado e procurado por quem faz bate-volta a Tulum e um outro mais afastado e privativo. Nas proximidades da principal atração turística de Tulum _ um sítio arqueológico da civilização maya que se transformou em parque nacional e é aberto à visitação _ está a faixa de areia mais movimentada e com acesso público à praia. Entretanto, o agito noturno de Tulum está no outro canto da orla, que tem uma concentração maior de restaurantes badalados, lojinhas e baladinhas.

Tulum está a 120 km do aeroporto de Cancun. Esse trajeto eu fiz em cerca de duas horas de carro . A estrada (Carretera federal 370) é muito bem conservada e sinalizada, quase toda duplicada. Recomendo alugar um carro porque todo o litoral da Riveira Maya pode ser visitado durante a estadia em Tulum.

Dia de praia em Xpu-Ha
Tulum e Cancun ficam em lados opostos nessa região da Riveira Maya. Nesse caminho há diversas praias que podem ser conhecidas durante sua estadia em Tulum. Playa del Carmen, por exemplo, fica a uns 40 minutos de Tulum. Mais perto está a praia de Akumal, a cerca de 27 km de Tulum. A principal atração do lugar são as tartarugas que podem ser vistas num mergulho com snorkel. A praia não tem muita estrutura então é preciso levar o próprio lanche se quiser passar o dia por lá. Mas acho que um passeio de duas a três horas é suficiente para explorar esse trecho.

Se quiser passar o dia em outra praia recomendo Xpu-Ha, a 37 km de Tulum. Ela fica escondida e o jeito de chegar é seguir a placa para os bares KSM ou La Playa na rodovia 370. O local tem algumas barracas de praia e é point para esportes como kitesurf e windsurf.



O Caribe é destino para o ano todo né. Em fevereiro eu peguei temperaturas ao redor de 30 graus e movimento de turista constante. Em julho e agosto o turismo aumenta por causa do verão no hemisfério norte e, com ele, os preços também.

Gran Cenote em Tulum

Cansou da praia? Relaxe em um cenote. Essa região do México é repleta de cenotes, que são crateras de formação natural de água doce. Elas são abertas ao público e são um ótimo passeio no fim de tarde. Nessas piscinas você pode nadar ou mergulhar com snorkell. A entrada é cobrada e varia conforme o tamanho e a estrutura do cenote. Eu estive no Gran Cenote, perto de Tulum. O ingresso foi 150 pesos mexicanos (cerca de US$ 7). Esse cenote tem um trecho em que a água te leva para dentro de uma pequena caverna. Pode-se ver peixes, tartarugas e, claro, morcegos.

Caverna dentro do Gran Cenote

MURALHAS DE TULUM

"As ruínas que hoje vemos são uma pequena parte do que restou de uma grande cidade que se estendeu a oeste e de norte a sul". Assim é apresentando o sítio arqueológico de Tulum no site do parque nacional (http://tulum.conanp.gob.mx/historia.php). Acho que um dos encantos de Tulum é essa mistura entre história, cultura e natureza. Uma simples caminhada pela areia torna-se diferente quando, de um lado, você vê aquele mar maravilhoso e, do outro, o resto de uma fortaleza se impõe à beira do penhasco.

Uma das edificações mais conservadas do sítio arqueológico
Não vou me estender sobre a história da cidade maya datada dos séculos 13 e 14 porque há muita coisa no site do parque. Só acho que vale a pena saber, antes de tudo, que Tulum é considerada pelos estudiosos como a única cidade maya construída à beira-mar.

O melhor horário para visitar o sítio arqueológico é no início da manhã, entre 8h e 9h. É quando o parque ainda está com pouco movimento e dá para percorrer toda a área sem a aglomeração de pessoas. Você pode entrar sem guia ou fazer um tour guiado contratado na entrada do parque.

Outra opção é seguir para as ruínas no fim de tarde para apreciar o por-do-sol de lá de cima. O tempo a ser gasto na visita vai depender do seu interesse pela história.

Atuais moradores das ruínas mayas
ISLA BLANCA

Tem um destino pouco conhecido na costa da Riviera Maya chamado Isla Blanca. É um vilarejo bem pequeno e muito procurado para um bate-volta por quem está em Cancún. Isla Blanca fica a 50 km do aeroporto em Cancún, mas a viagem dura cerca de uma hora e meia porque trecho dela é por estrada de terra. Passei dois dias nessa praia preservada e pouco habitada. O jeito mais fácil de se hospedar por lá é alugar quartos em casas de veraneio que já foram mansões à beira-mar e hoje funcionam como Bed & Breakfast, com direito a café da manhã com panquecas, ovos mexidos, frutas e tortillas. O melhor desayuno de toda a viagem!

Praia praticamente deserta em Isla Blanca
Isla Blanca é para quem procura sossego. Tem mar e lagoa. Mas esta é dominada pelos praticantes de kitesurf e quando fui estava bem seca. O gostoso mesmo é ficar à beira-mar, já não tão calmo, degustar um ceviche fresquinho numa das barracas de praia e deixar o dia passar.

Lagoa em Isla Blanca
Em Isla Blanca não há vida noturna. Depois das 8, 9 da noite está tudo fechado. O lado bom é que dá para ver o nascer do sol sem culpa.

Nascer do sol da varanda de casa
Já o por-do-sol acontece do lado da lagoa. É só atravessar um caminho de areia a pé mesmo e acompanhar o entardecer de camarote num píer abandonado.

Por-do-sol em Isla Blanca

RIO LARGARTOS TEM... FLAMINGOS

Ainda no litoral mexicano, mas do outro lado da Riviera Maya, fica o Parque Natural Ría Largartos, na cidade de Rio Lagartos, a cerca de três horas e meia de Cancún. É chão até lá, mas decidi que queria ver a reserva de flamingos rosas que só tem ali. Para vê-los, tem que contratar um tour de barco que dura cerca de duas horas. Aconselho reservar com antecedência. É um passeio para contemplar a natureza e ver muitos pássaros, entre eles pelicanos e flamingos rosas. A cidade de Rio Lagartos é bem pequena e não acho que vale a pena passar lá mais do que o tempo do passeio. Eu fiquei em El Cuyo, a 90 km de distância, numa cabana na beira do mar, outro paraíso fora da rota turística.

Quando estava no passeio fiquei sabendo que não era a época certa do ano para ver os flamingos. Eles vão para a região para acasalar e isso acontece em abril. É quando milhares deles tomam as águas. Eu dei sorte e consegui avistar algumas dezenas.

Flamingos na reserva de Rio Lagartos
Pelicanos mexicanos

 
Pelicanos canadenses

O único lagarto visto no tour

O porto de Rio Lagartos
 O passeio de barco inclui uma parada num local que eles chamam de lagoas Las Coloradas. São canais artificiais construídos por uma indústria de extração de sal para decantar o mineral da água do mar. Esses canais ganham coloração rosa por conta das reações químicas que ali ocorrem e daí virou atração turística. Pra ser sincera, não achei nada demais, Vou deixar para ver uma verdadeira lagoa rosa quando for para o Salar de Yuni, na Bolívia.

Las Coloradas de Rio Lagartos

O que não resisti foi me besuntar com a argila branquinha de uma das praias no retorno a Rio Lagartos.



EL CUYO

Essa foi outra descoberta na viagem. Saí no Brasil nem sabendo que ela existia e fiquei feliz em passar dois dias nesse minúsculo povoado caiçara. Aluguei uma cabana de madeira na beira da praia e as refeições foram no centrinho da cidade em restaurantes familiares. Comida mexicana na veia. Aqui também não tem muito o que fazer além de aproveitar o dia na praia, caminhar pela orla e ficar surpresa com os mergulhos dos enormes (e gordos) pelicanos. Fiquei impressionada como El Cuyo é fotogênica (rs).

Píer de madeira abandonado após a construção de um substituto mais moderno

Píer no centro de El Cuyo

Cabana na praia de El Cuyo

Praia longa e mar agitado em El Cuyo

E, assim, me despedi da viagem ao litoral do México.

Por-do-sol na despedida em El Cuyo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pantanal supera incêndio e encanta com diversidade

Lençóis maranhenses: pé no chão e mochila nas costas

Bogotá usa passado colonial para promover cultura e gastronomia