Barra Grande é ilha de sossego entre Jeri e Lençóis


Ela já foi descoberta pelos gringos há alguns anos, mas continua sendo desconhecida da maioria dos brasileiros. Portanto, vamos começar com informações básicas. Barra Grande _ não confundir com a praia de mesmo nome na Bahia _ já foi um antigo vilarejo de pescadores, mas hoje é um dos points mundiais de kitesurfe. Ela fica a mais ou menos 5 horas de carro de Teresina, capital do Piauí. Lembra muito Jericoacoara, no Ceará, mas tem menos estrutura. Praia longa, areia fininha e fofa, mar calmo, sol e muito vento. A alta temporada no vilarejo é de agosto a outubro, quando as areias são invadidas por estrangeiros e o mar fica tomado por kitesurfistas.


Eu estive em Barra Grande em maio e estava tudo bastante deserto. Muito pouco movimento. Tudo ainda é bem rústico. As pousadas estão concentradas basicamente em uma só rua (foto), tem alguns bares e restaurantes. Definitivamente é um lugar para quem procura sossego. Não precisa de carro para se locomover no povoado. O ideal é fazer tudo a pé.


Como a maioria das praias isoladas, chegar até Barra Grande não é simples. São cinco horas de viagem de carro a partir de Teresina. De ônibus, o caminho é ainda mais demorado. Por incrível que pareça a estrada é ótima. Asfalto e sinalização, novinhos. O problema são os animais. Eles estão por toda parte. Um convite a acidentes. Bode, vaca, cachorro, jegue, cavalo...


Depois de aproveitar a praia em Barra Grande, você pode fazer alguns passeios. O que mais gostei foi a visita ao Delta do Parnaíba. Tivemos que ir até a cidade de Parnaíba e, de lá, pegar uma lancha que faz o passeio regular pelas ilhas do arquipélago. É uma imensidão de dunas e mangues.




O que achei interessante foi a diversidade de paisagens. Minutos depois de sair das dunas, seguimos alguns igarapés e já estávamos num cenário completamente diferente, com mangues e caranguejos aos montes.




Durante o passeio há uma parada para o almoço. O meu foi num restaurante na Ilha das Canárias. 

Praia da Ilha das Canárias
Leia também...
Caraíva coroa trio de sossego no sul da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pantanal supera incêndio e encanta com diversidade

Lençóis maranhenses: pé no chão e mochila nas costas

Bogotá usa passado colonial para promover cultura e gastronomia